Analogias

A análise oracional é como a matemática: em ambas há um mistério à volta, que demora a perceber-se, e às vezes nem se chega a perceber. Mas em ambas existe lógica e razão, e ambas exigem raciocínio.

Um jornal é como uma caixa, porque, tal como uma caixa, o jornal tem muitas coisas dentro. Quando se abre a tampa (quando se vira a primeira página) há um monte de coisas (artigos/notícias) lá dentro, tal como numa caixa.

Carolina Silva, 8º ano

Um jornal é como uma caixa cheia de informação. Tem informação de diversos assuntos, tem muitas imagens e, alguns, têm passatempos. Um jornal é como uma caixa pois, como a caixa, pode ter várias coisas lá dentro.

A análise oracional é como a matemática – há sempre um grande raciocínio por trás. Temos de pensar muito bem e avançar um passo de cada vez, como na matemática.

Manuel Baptista, 8º ano

Um jornal é como uma caixa pois, quando se começa a lê-lo não se consegue parar até ele acabar, e a caixa, quando se mexe no que lá está, não se consegue parar sem ver tudo. Ou então, um jornal é como uma caixa pois a caixa tanto pode ter muitos objectos como pode não ter nada lá dentro e o jornal tanto pode ter muita informação interessante como pode não ter nada de nota lá dentro.

A análise oracional é como a matemática, pois na matemática vão-se acumulando matérias e, para aprender as matérias mais avançadas, não se pode esquecer do básico, logo, é como a análise oracional, pois não se pode esquecer do básico para se fazer o mais difícil.

Tiago Farinha, 8º ano

O Jornal é como uma caixa, porque contém um conjunto de informações e, quando está fechado, não sabemos bem o que tem lá dentro. A capa de um Jornal representa a tampa ilustrada da caixa. As várias páginas de informação são como o interior de uma caixa. Tal como numa caixa, em que temos divisórias, o jornal está dividido por temas, os separadores. Um Jornal é, assim, uma “caixa de informações”.

Inês Costa, 8º ano


Esta entrada foi publicada em Escrever..., Sem categoria com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta