“Um Lindo Gato” – texto inspirado no quadro ” Gato ” de Shen Quan

Um Lindo Gato

quan-shen-cat

Um dia de inverno o João fazia anos. Os pais levaram-no para uma casa nova; uma casa que para o João era muito estranha. Era branca, fria, o chão era tão, tão branco que brilhava e o João conseguia ver-se ao espelho.
Os tios do João foram lá ter, alguns amigos também, os primos e os avós. Um dos amigos ofereceu-lhe um gato. Um gato branco com manchas pretas e castanhas. João nunca tinha visto um gato igual ao que estava a ver:
É lindo! – exclamou impressionado – Nunca mais vou ver um igual.
O gato passou a chamar-se Shen Quan. Nesse dia chegaram mais primos, amigos, tios; muitas foram as prendas, mas só uma lhe interessava: o gato. O menino passou o dia a olhar para o pequeno gatinho meigo, apaixonado por uma bola que ele lhe tinha oferecido.
Anos depois já não era o mesmo gatinho fofo que lhe tinham oferecido quando ele fez cinco anos. Já tinha dez anos e o gato já era gigante. O gato teve filhos e o João esqueceu-se de Shen Quan. Os fofinhos gatinhos faziam-lhe lembrar o seu pequenino gatinho.
Um dia o gato fugiu para a varanda de casa onde começou a miar, chorando pela sua pouca atenção. O João, assustado com os barulhos, foi à varanda à procura do gato. Quando chegou à varanda, viu milhões de gatinhos igualzinhos ao Shen Quan. O João não sabia qual era o seu gato até que…Um gato brilhava, era lindo…tinha encontrado Shen Quan!
O gato, os gatinhos e o João sentaram-se no sofá e viveram felizes.

Duarte Morais, 5º C


Esta entrada foi publicada em Escrever..., Pequenos grandes escritores. ligação permanente.

Uma resposta a “Um Lindo Gato” – texto inspirado no quadro ” Gato ” de Shen Quan

  1. João Rodrigues diz:

    Parabéns Duarte!
    O teu texto está muito bom, O gatos são sempre muito especiais …
    🙂
    João Rodrigues

Deixe uma resposta