Exposição Esplendores do Oriente – Joias de Ouro da Antiga Goa

 

Em vésperas da invasão de Goa em dezembro de 1961, o gerente do então banco Nacional Ultramarino em Goa enviou para Portugal um conjunto de bens aí depositados. Desse conjunto faziam parte joias depositadas por particulares que agora podemos ver expostas no Museu de Arte Antiga.

São 392 peças de joalharia que incluem colares, pendentes, pentes-tiaras e outros ornamentos para o cabelo, anéis, pulseiras, escapulários, fivelas e outros objetos em ouro, de grande importância, por documentarem a joalharia goesa dos séculos XVIII e XIX.

O valioso conjunto de peças em ouro traz consigo uma história ligada à presença colonial portuguesa em Goa e às relações diplomáticas entre Portugal e a Índia.

Existe muito pouca informação sobre estas joias e a forma de as usar. Os comissários chegaram a seis quadros da antiga coleção Alpoim Galvão e a dois livros escritos por portugueses: um de Manuel da Cunha Maldonado, do final do século XIX e outro de Bragança Pereira, de 1940, onde estas peças eram descritas com detalhe.

Os objetos deste tesouro eram usados sobretudo por mulheres na sociedade altamente hierarquizada de Goa e sempre da cintura para cima. Nos pés, perto do chão, apenas se usava prata, metal que nunca apareceu aos investigadores nestas caixas. Trata-se sobretudo de tiaras-pente, joias com a imagem do menino Jesus, anéis e pulseiras de vários tipos.

Uma mulher hindu usava duas joias, a cristã três e como as mulheres nunca abandonavam completamente o hinduísmo os símbolos de uma religião convivem com os da outra. Quando se casa e se converte ao cristianismo, a mulher hindu mantém algumas tradições, daí que estas peças apresentam uma tipologia muito específica da região, até agora desconhecida.

Necessitaram também de um elaborado restauro em que colaboraram também especialistas indianos.

Esplendores do Oriente – Joias de Ouro da Antiga Goa ficará patente no MNAA até 7 de Setembro, Sala do Torreão .

 

Imagem-Pendente Menino Jesus Salvador do Mundo Índia, Goa Séculos XVII-XVIII MNAA, inv. 1253 Joa

Imagem-Pendente Menino Jesus
Salvador do Mundo
Índia, Goa
Séculos XVII-XVIII
MNAA, inv. 1253 Joa


Esta entrada foi publicada em " Conto Contigo", Sugestões para o fim de semana. ligação permanente.

Deixe uma resposta